quarta-feira, 1 de outubro de 2008

OUTUBRO ROSA

Prevenção sempre foi e sempre será o melhor remédio contra qualquer doença. Diferentemente do homem, a mulher desde criança é incentivada, por sua mãe, à ir com freqüência ao consultório medico, como medida de orientação e/ou prevenção.

O que eu tenho haver com tudo isso? Pois bem, recebi uma indicação da Luz de Luma (da qual já sou fã). Durante todo o mês de outubro, será comemorado em todo o mundo o mês internacional da Saúde Mamária, conhecido como "Outubro Rosa", simbolizado pela cor rosa.

A data escolhida foi 01/10/08 para a blogagem coletiva em torno de um assunto que assusta e muito as mulheres, o câncer de mama. O assunto é muito sério, mas ainda há um certo preconceito por parte de algumas mulheres. O câncer de mama tem 95 por cento de cura, desde que seja diagnosticado precocemente, é sempre importante fazer o auto-exame, mas o melhor exame para detectar o nódulo em fase inicial é a mamografia.

"Muita mulher que vê os próprios seios como atrativo para o homem, inveja para as mulheres ou simplesmente o alimento do filho" - pensamento que precisa ser mudado "A mulher precisa se conscientizar de que a mama é sua, não é do marido, nem do filho"- Dra. Maira Caleffi

Campanha “Não aceite informação pela metade”, idealizada pela FEMAMA, e o movimento “Outubro Rosa – Mulher Consciente na luta contra o câncer de mama” têm o objetivo de alertar a sociedade brasileira para a importância da realização do exame de mamografia para o diagnóstico precoce da doença e tratamento adequado do câncer de mama.

Eis alguns dados:

Doença triplica entre mais jovens
Mês de outubro é dedicado em vários países do mundo a ações de prevenção contra o câncer de mama

Em três anos, triplicou o número de mulheres que ainda nem completaram 40 anos, mas já foram vítimas do câncer de mama. Os dados são da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e mostram que, em 2003, a incidência desse tipo de tumor nas mais jovens era de 5,6%. De raridade, os casos passaram a ser recorrentes e, no ano passado, esse grupo passou a representar 16,8% das ocorrências da doença. A incidência aumentada rapidamente após essa faixa etária. Quando detectado no início, o índice de sucesso no tratamento chega a 90%. Ainda não há um mapeamento conclusivo sobre as causas do aumento de câncer de mama nas mais jovens. No entanto, os especialistas acreditam que o crescimento explosivo estaria relacionado à mudança de hábitos do sexo feminino.

Os sintomas são nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor. Também podem ocorrer alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos, retrações ou aspecto semelhante à casca de uma laranja, e nódulos nas axilas. O exame clínico e a mamografia são as formas mais eficazes para detectar o problema, assim como o auto-exame. O Brasil registra o câncer de mama como a principal causa de morte entre a população feminina. Os dados epidemiológicos que estão disponíveis atualmente permitem considerar o câncer de mama como um problema de saúde pública no Brasil.

Impacto psicológico é forte nas mulheres

Em um esforço concentrado para combater o avanço da doença entre a população feminina, o mês de outubro é dedicado à prevenção do mal em vários países do mundo. Denominada Outubro Rosa, a campanha tem a finalidade de incentivar as medidas preventivas e aumentar a conscientização sobre a doença. Em Florianópolis, a psicooncologista Eliane Sá Brito promove oficinas de conscientização com as mulheres atendidas nos ambulatórios e consultórios de ginecologia e mastologia do Hospital Universitário (HU).

Voluntária da Associação Brasileira de Portadores de Câncer (Amucc) e integrante da equipe da Climama, de Florianópolis, a psicóloga Eliane Brito explica que o Outubro Rosa representa a luta contra o câncer de mama. Este câncer, diz ela, é o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta freqüência e, sobretudo, ao impacto psicológico que provoca. Envolve negativamente a percepção da sexualidade e da auto-imagem, mais do que qualquer outro tipo de neoplasia que atinge a mulher.

O Outubro Rosa

- O mês internacional de conscientização sobre o câncer de mama também é conhecido como Outubro Rosa, por causa do laço cor-de-rosa que simboliza mundialmente a luta contra esse tipo de câncer, que agora avança no contingente feminino abaixo de 40 anos
- A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, escolhido como símbolo da luta mundial contra a doença, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura realizada em Nova York em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.
- Ano a ano, as ações de conscientização e prevenção que integram o Outubro Rosa vêm ganhando adeptos em todo o planeta. Além das corridas pela cura, pontos turísticos são iluminados na cor rosa, em homenagem às mulheres que sofreram ou sofrem com a doença.
- Entre os principais pontos e monumentos conhecidos mundialmente que aderiram à iluminação rosa, destacam-se a ponte Harbour, em Sidney, Austrália; a Torre de Tokyo, no Japão; o Arco Constantine, em Roma; e as cataratas do Niagara, no Canadá.
- No Brasil, a Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama é uma ação integrante da campanha "O Câncer de Mama no Alvo da Moda", conduzida pelo Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC).

Bem esses são os fatos e isso é apenas um resumo da campanha, faz-se necessário a participação não apenas das mulheres, mas sim de toda a sociedade, como bem disse a Luz de Luma:

"As mulheres de forma efetiva devem participar desta campanha de esclarecimento, principalmente sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de Mama. Quem teve câncer ou qualquer tipo de doença grave sabe que não é somente a mulher que sofre, sofre junto toda a família. Portanto, vamos todos participar desta campanha?

A participação da sociedade é fundamental, para esclarecer que mesmo sendo esse tipo de câncer posicionado em primeiro lugar na maioria dos países como causa de alta mortalidade entre as mulheres, pode ser curado se detectado a tempo. Vamos chamar a atenção das mulheres sobre a importância da realização anual de exames preventivos."

É isso aí Luma, campanha abraçada.

Maiores informações: Mulher Consciente,

Fonte: Luz de Luma

1 Comentário:

Eninha Campos disse...

Namastê ...

Betinho!! Sem comentar Você nos privou tanto tempo de conhecer o tão bacana "Então Relaxa" ... um gesto quase sem "perdão" - he, he, he,he,he.
Pois é amigo muito trabalho pela frente ...como é que podemos perder a gentileza e simpatia de vocês ?
Estamos a procura da melhor solução . Avisaremos a todos assim que tivermos.
Obrigada mesmo !
Graça e Paz!
Eninha
http://wwwoqueeissodois.blogspot.com/

Postar um comentário

  ©Então Relaxa... - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo