quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Ipod?

O iPod, um mp3 player de excelência e acessório indispensável para a grande maioria dos consumidores já sabe o nome do seu pai, Steve Jobs. Sim, se levarmos em conta que ele foi o grande responsável pelo sucesso da criança.

Mas quem inventou o ipod? O aparelho que revolucionou a forma de ouvir música não nasceu nos laboratórios da Apple -- admitiu a gigante -- mas da cabeça do britânico Kane Kramer. Aos 23 anos, em 1979, ele criou o avô do iPod - que se chamada IXI. Comparado ao moderno, era bem limitado: armazenava apenas três minutos e meio de música em um chip. Mas o tamanho, posição da tela e painel era quase um retrato do atual.

Como muitos inventores, Kane tinha idéia, mas não tinha o capital. Sem poder bancar a renovação da patente, ficou sem o controle da invenção - associado ao nome da Apple.

Anos depois, a empresa de Cupertino se viu em um processo contra um peso-pesado do mundo da tecnologia. A Burst.com dizia que ela, sim, tinha inventado o precursor do iPod. A Apple usou os desenhos e o testemunho de Kane na Justiça para provar que não havia roubado a idéia, mas inspirado-se no jovem inventor.

Cento e sessenta milhões de aparelhos já foram vendidos pelo mundo. Kane, o inventor, continua vivendo de bicos. Da Apple, ele espera uma compensação financeira, mas por enquanto, além das passagens para visitar os Estados Unidos, só ganhou um iPod, que quebrou.

Mas ainda sim ele diz está feliz com a sua contribuição para um produto que tem sido um enorme sucesso e mudou a indústria musical foi finalmente reconhecido.

Fonte: G1

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Então Relaxa... - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo